Glossário

Destacamos aqui os temos básicos que serão encontrados no site, no material do seu personagem e que preferencialmente pode e deve ser utilizado no jogo. Em itálico seguem algumas notas e detalhes do jogo Cidade da Areia.

Termos básicos da Família de L.A.
Abraço: Abraçar: o ato de transformar um mortal em vampiro.
Acólitos: apelido comum para os integrantes do Círculo da Anciã.
Amaldiçoados, os: a raça a que pertence a Família; vampiros. Termo utilizado para esconder dos mortais o vampirismo de acordo com a Tradição da Máscara.
Arauto: o porta-voz do Príncipe
Assombração: Alcunha dos membros do clã Nosferatu
Bispo: O nome formal do líder reconhecido do Lancea Sanctum.  Termo de Coalizão.
Carthiano: um vampiro idealista que acredita na possibilidade de conciliar o Réquiem com a política e a sociedade dos mortais contemporâneos.
Círculo da Anciã: uma coalizão ritualística da Família que venera deuses, espíritos, panteões e/ou progenitores pagãos.
Clã: uma das cinco divisões da Família cuja estirpe remonta a uma época já esquecida pelos próprios vampiros.
Coalizão: uma facção da Família que apresenta certas convicções políticas e teológicas. Existem coalizões no mundo todo mas os pormenores muitas vezes diferem de um domínio para outro.
Corifeu: aquele que mantém seus irmãos de clã na linha para que estes possam ser levados a sério
Coro, O: O nome informal dado ao coletivo dos “novos convertidos” do Círculo da Anciã. Termo exclusivo de Coalizão
Coterie (co • te • RRI): um grupo de membros aliados da Família. Ver a publicação Coteries
Daeva  (DEI •va): um clã de vampiros conhecidos por serem emotivos, sensuais e desejáveis. Optamos por utilizar o nome original, mas pode ser dito Deva como na tradução da Devir à vontade.
Danse Macabre (DAN • se ma • CA • bre): a situação de perpétuo conflito interno entre os membros da Família de diferentes clãs, coalizões e faixas etárias. Termo em francês.
Dragões: apelido comum para os integrantes da Ordo Dracul.
Família; membro da Família: o termo moderno (e mais freqüente) empregado pelos vampiros ao se referirem  si mesmo e a sua raça. Termo utilizado para esconder dos mortais o vampirismo de acordo com a Tradição da Máscara. Pelo jogo se passar em L.A. pode ser usado o termo inglês original Kindred à vontade.
Favor: Ver a publicação Favores
Gangrel (GUÉM • grual): um clã de vampiros conhecidos por serem primitivos, intrépidos e selvagens.
Guardiões: os respeitados zeladores dos segredos da Ordo Dracul
Harpia: membro da Família importante ou estimado o bastante para ascender na hierarquia ou passar por cima de outros na sociedade vampírica.  
Hierofante: O nome formal do líder reconhecido do Círculo da Anciã. Termo exclusivo de Coalizão.
Invictus (in • VIK • tus): uma das maiores coalizões da Família, que acredita no governo de uma "elite" de vampiros formada principalmente por anciões.
Kogaion (KOU • gai • on) O nome formal do guardião líder reconhecido da Ordo Dracul. Termo exclusivo dessa Coalizão.
Lancea Sanctum (LAN • kea SANK • tum): uma coalizão de vampiros formada por fanáticos religiosos que veneram o centurião romano Longino, que foi adotado por eles como uma espécie de "santo padroeiro" pelo ato de pôr à prova a divindade de Cristo.  
Lordes: A Alcunha dos membros do clã Ventrue
Máscara: o empenho e o código legal exigidos pela Tradição do Sigilo para esconder do mundo dos mortais a existência da Família.
Mastim: Agente pessoal do Príncipe; assassino, espancador, chefão. Do inglês Hounded
Mekhet (MÉ • ket): um clã de vampiros conhecidos por serem rápidos e sábios. 
Mestre do Elísio: o membro da Família responsável pelas dependências do Elísio e que também garante que tudo esteja preparado, que ninguém brigue e que os eventos sejam divulgados.
Mirmídone: O negociador do Movimento Carthiano. Termo exclusivo dessa Coalizão
Movimento Carthiano: Coalizão dos Carthianos. Pode ser usado sem o “h”.
Neófito: um vampiro jovem absorto no próprio Réquiem há menos de cinqüenta anos.
Nosferatu: um clã de vampiros conhecidos por serem dissimulados, fortes e apavorantes. 
Ordo Dracul (OR • do dra • CUL): uma coalizão de vampiros conhecidos por seus estudos místicos e o desejo de transcender a condição vampírica.
Práxis: o direito dos Príncipes de governar: a reivindicação de um domínio: também se refere à política ou aos decretos de um Príncipe. Termo antigo.
Primogênito: Primogenitura: um dos anciões que aconselha o Príncipe de um domínio; o coletivo para esses anciões. Cargo formal. Primogênito e Priscus não são sinônimos apesar da mesma pessoa poder ocupar as duas funções.
Príncipe: O soberano de um domínio ou o membro da Família mais poderoso do mesmo.
Priscus (PRIS • kus): pl. Prisci (PRIS • ki). o "líder" informal de um determinado clã no domínio. Termo em Latim.
Réquiem: a condição da Família; a canção lúgubre e maldita da não-vida de um vampiro em sua totalidade seja singular ou metaforicamente.
Santificado: Um devoto que pertence ao Lancea Sanctum. Termo exclusivo dessa Coalizão.
Sacerdote: O Santificado responsável pela orientação espiritual de um grupo de vampiros do Lancea Sanctum, de uma coterie ou mesmo um conselheiro do governo local dos Santificados ou mesmo da Família em si. Termo exclusivo dessa Coalizão. 
Selvagens: Alcunha dos membros do clã Gangrel
Semblante Perdido: maldição oclusiva que obscurece os traços fisionômicos dos vampiros nos meios fotográficos (e entre eles o videotape) e os espelhos. São capazes, mediante a vontade, anular temporariamente esse efeito.
Senescal: o braço direito e assistente do Príncipe.
Sombras: Alcunha dos membros do clã Mekhet.  
Súcubos: Alcunha dos membros do clã Daeva (os homens do às vezes são chamados de Íncubos, mas o próprio clã atende pelo apelido feminino e mais comum).
Torpor: o sono semelhante à morte que acomete os membros da Família que são feridos gravemente ou passam fome durante muito tempo. Os vampiros também podem entrar voluntariamente em torpor para fugir do mundo durante algum tempo.
Tradições: as três principais leis da Família, passadas de uma geração a outra no decorrer das eras e observadas à risca em função da condição da Família.
Ventrue (VEN • tru): um clã de vampiros conhecidos por serem régios, imperiosos e aristocráticos.
Vinculum (VIN • eu • lum) o amor e a lealdade artificiais geradas pelo ato de se alimentar três vezes do mesmo vampiro; também conhecido, de maneira mais informal, como laço de sangue.
Xerife: o membro da Família responsável por impor as leis e os decretos do Príncipe.

A maior parte dos termos a seguir são empregados livremente e com freqüência no jogo tanto por neófitos quanto pelos anciões familiarizados com o vernáculo (ou que desejam disfarçar a idade). Algumas das palavras mais recentes entraram em circulação apenas nos últimos anos, mas, devido a sua utilidade ou estilo, não foram consideradas parte do jargão vulgar. Algumas outras, porém, são termos que estão em circulação desde a época mais remota que a maioria dos anciões é capaz de recordar e ainda são considerados como a norma "adequada" para as idéias que descreverem Para ambos apresentamos um guia de pronúncia no caso dos termos mais exóticos. Uma vez tendo se familiarizado com o básico, parta livremente para este avançado. Em itálico seguem algumas notas e detalhes do jogo Cidade da Areia.

Linguajar avançado da Família em geral
Ancilla (an • CI • Ia); pl. ancillae (an • CI • le): vampiros velhos demais para serem considerados neófitos, mas que ainda não são anciões, cujos Réquiens já duram cerca de cinqüenta a 150 anos.
Ancião: um vampiro que tenha sobrevivido mais de 150 anos; é também um termo respeitoso.
Amaranto: diableríe, o ato de consumir o sangue e a alma de outro membro da Família. Termo antigo.
Anéis do Dragão: um método místico de aprendizado, praticado pela Ordo Dracul, que permite aos vampiros ignorar certos aspectos de sua maldição.
Arcebispo: Título utilizado por um Príncipe Santificado para si próprio, mas não necessariamente o Bispo da cidade. Termo exclusivo de Coalizão.
Avus: o "avô" ou patrono de um personagem numa linhagem pela qual ele não descende de fato.
Beijo: o ato de morder e consumir o sangue de um mortal e também o prazer que esse ato proporciona aos dois participantes. 
Bruma da eternidade: Efeito que perturba o sono de um vampiro em torpor gerado pela diluição de sua Potência de Sangue que apaga ou distorce as lembranças de sua morte em vida até então.
Caçada sangrenta: a perseguição de um determinado membro fugitivo da Família por toda a cidade, da qual se espera que todos os vampiros locais participem. Em inglês Wild Hunt
Caçador de bruxas: um mortal que persegue e destrói membros da Família. Às vezes utilizado somente Caçador.
Cardeal (ou Cardeal Arcebispo): Título utilizado por um Príncipe Santificado, para si próprio, que também é o Bispo da cidade.Termo exclusivo de Coalizão.
Consangüíneo: literalmente, "do mesmo sangue", principalmente no que se refere à estirpe. Emprego: “Aquele Amaldiçoado e o Príncipe são consangüíneos.” Termo antigo
Co-sangüíneo: relativo a irmãos de Sangue; ter o mesmo genitor. Emprego: “Dizem que somos co-sangüíneos, mas meu genitor na verdade é Danton e o dele não.” Termo antigo
Criado: qualquer indivíduo que venha a servir a um mestre vampiro (seja ou não seu vassalo); o termo vem de um tempo em que muitos vampiros detinham grandes propriedades e séqüitos inteiros de serviçais. Termo antigo
Cauchemar (côsh • MAR): vampiro que se alimenta apenas de vítimas adormecidas. Termo antigo.
Conselho interno: grupo de Invictus que rege a coalizão de uma cidade e de onde é apontado o Primus. Termo exclusivo de Coalizão.
Cocho: as melhores regiões da cidade para a alimentação, entre as quais se encontram as casas noturnas e outras áreas ruidosas e apinhadas de gente.
Crúac: a magia sangrenta e muito semelhante à bruxaria praticada efusivamente pelo Círculo da Anciã.
Desgarrado: o vampiro que se recusa a aceitar a soberania de um Príncipe ou de outro corpo governante da Família; também conhecido como apartidário ou independente.
Diablerie (dja • ble • RRI): o "canibalismo" entre os membros da Família; sorver não só o sangue como também a alma de outro vampiro. Termo em francês.
Disciplinas: as habilidades e vantagens sobrenaturais apresentadas pelos membros da Família, que lhes permitem desaparecer, transformar-se em morcegos e realizar inúmeras outras façanhas inumanas.
Domínios: uma região governada (ostensivamente) por uma única autoridade da Família; os domínios maiores correspondem às cidades e muitas vezes englobam domínios menores.
Elísio: Um local utilizado para reunir a Família declarado território neutro e um santuário de “não violência” pelo Príncipe.
Ermos: regiões da cidade impróprias até mesmo para a caça.
Feitiçaria Tebana: uma forma misteriosa de magia sanguínea praticada principalmente exclusivamente pelos membros da Lancea Sanctum.
Fera: os impulsos incipientes que afastam os vampiros do Homem.
Fonte: qualquer fonte de sangue da qual a Família possa se alimentar; empregado geralmente, mas nem sempre, em referência a um mortal.
Frenesi: um estado frenético no qual a Fera assume total controle sobre um vampiro; a raiva, o medo e a fome podem induzir frenesis; quando se faz necessária uma certa clareza, o termo é qualificado pela causa (frenesi de raiva, de medo ou de fome) ou por um termo especial (Rotschreck ou Orgia); quando não é qualificado, o termo geralmente indica o frenesi de raiva.
Gado; cabeça de gado: os mortais; a expressão "o gado e a Família" se refere a todo o mundo.
Gatuno: vampiro que se alimenta no domínio de outro membro da Família sem a permissão deste.
Genitor; genitora: o "pai" ou a "mãe" de um vampiro, aquele que Abraçou um infante.
Gerar: "Abraçar" um infante.
Ghul; fem. ghulah: um mortal que é alimentado com a Vitae da Família e possui várias habilidades sobrenaturais, apesar de ser muito mais fraco que a maioria dos vampiros. Antigamente conhecido como carniçais em português. Usem o termo que quiserem a vontade.
Homem, o: a humanidade que o vampiro conserva (ou tenta conservar); a centelha de mortalidade que o distingue da Fera.
Infante: "filho" da Família; também utilizado em referência a neófitos particularmente jovens ou como um pequeno insulto (que equivale a chamar alguém de "criança" nos círculos humanos).
Inquisidor: o investigador e executor interno do Lancea Sanctum, podendo numa cidade dessa coalizão ser um Xerife ou ser um agente Santificado nômade. Termo exclusivo de Coalizão.   
Judex: Um árbitro formal entre vampiros do Invictus. Termo exclusivo de Coalizão.
Lextalionis: a tradição da caçada sangrenta.  Termo antigo.
Linhagem: um grupo de vampiros que se separa de um clã parental para formar uma estirpe diferente; algumas linhagens não se distinguem significativamente do clã de origem, ao passo que outras têm poderes ou fraquezas diferentes. Por ser um jogo pronto, não usaremos linhagens.no cenário.
Lupino: lobisomem.
Morte Final: a morte real, legítima e definitiva de um membro da Família, é quando cessa sua não-vida e ele nunca mais retornará como vampiro.
Orgia: o frenesi de fome, durante o qual o vampiro deseja se alimentar até a saciedade. Termo antigo.
Osíris: vampiro que cria uma seita de mortais para desse modo se alimentar melhor ou exercer mais influência sobre o mundo dos mortais. Termo antigo.
Papillon (pa • pi • ION): a zona do meretrício; região de uma cidade coalhada de bares, bordéis, cassinos e outros antros de devassidão: também se refere aos melhores territórios de caça da cidade, onde os mortais desaparecem sem que ninguém dê por falta deles. Termo antigo
Patriarca: o raro vampiro que já existe há mais de mil anos.
Prefeito: nome formal Carthiano líder eleito do Movimento Carthiano.Termo exclusivo de Coalizão.
Primeiro Estado: apelido comum para o Invictus.
Primus: O nome formal do líder do Conselho Interno e portanto líder reconhecido do Invictus. Termo exclusivo dessa Coalizão.
Prole de Belial: uma coalizão estridente e irresponsável de vampiros satanistas.
Rebanho: um grupo de mortais dos quais um vampiro se alimenta regularmente.
Reencarnado: vampiro que perdeu toda a Humanidade e vive em perpétuo frenesi.
Refúgio: a residência de um vampiro; um santuário contra a luz do sol.
Rôtschreck (RCET • CHRREK): o "Medo Rubro"; o frenesi de medo, geralmente provocado pela presença do fogo.
Sanguessuga: mortal que bebe do sangue de um vampiro, mas não o reconhece como suserano.
Sete: um clã, uma coalizão ou outro grupo de vampiros que detesta a Família e deseja destruí-Ia por completo, com a exceção de seus próprios integrantes.
Sirena: vampiresa que seduz os mortais a fim de se alimentar deles, mas sem matá-los.
Suserano: o membro da Família que exerce a suserania sobre um vassalo; o membro dominante de um Vinculum; "domitor".
Vassalo: aquele que se acha comprometido com um suserano; o membro escravizado de um Vinculum.
Voto de sangue: O vinculum. Termo antigo.